BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

APRESENTAÇÃO DO LIVRO SOBRE UM ILUSTRE FLAVIENSE.

Dia 18 de Maio, na Biblioteca Municipal de Chaves, terá lugar a apresentação do livro sobre a vida de um HOMEM verdadeiro e íntegro que muito deu da sua vida à terra que o viu nascer - Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem.



Francisco de Barros era uma pessoa muito especial, com ideias próprias, excepcionalmente recto, verdadeiro, que aliava o seu elevado grau de cultura e sabedoria à persecução daquilo que pensava ser o melhor, era autêntico e um lutador. Era, acima de tudo, um amante da sua terra, um flaviense e um transmontano que transportava consigo o orgulho de o ser.
Foi sempre coerente na sua opção política e viveu-a intensamente, saudoso dos seus reis. O seu carácter levava-o a enfrentar sempre a verdade. Era um Homem sem medo, que seguia em frente, culto e rigoroso, ainda hoje, sem dúvida, acredito piamente nos dados que ele nos legou porque tenho a certeza que o que escrevia era verdadeiro e rigoroso. Leal, franco e sincero, não devia nem temia, nem tão pouco recuava quando sabia que a razão e a verdade lhe assistia.
Nem sempre compreendido, era um monárquico diferente, inconformista, intransigentemente liberal legando-nos o seu pensamento fixo de um monárquico igualmente constitucional.
Chaves deve-lhe muito. Acredito que um dia ser-lhe-á feita justiça e a homenagem que verdadeiramente merece.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ex.mo Senhor
Francisco Teixeira Homem,


Muito boa tarde.
Enviei a V.Exa. um e-mail para a aquisição do seu livro.

Na mensagem ia, também, o pedido de dar uma olhadela aos seguintes tópicos, se fizer o favor:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=312123

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=312284#lista

Agradeço a sua ajuda.

Com os melhores cumprimentos,
Luís

Francisco disse...

Obrigado, está tudo tratado.