BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

domingo, 20 de maio de 2012

APRESENTAÇÃO DO LIVRO - FRANCISCO DE BARROS, SENHOR DA CASA DE SAMAIÕES


Tal como previsto decorreu, em clima de grande serenidade, a apresentação livro sobre um ilustre flaviense que amava a sua região, e a ela dedicou grande parte da sua vida em estudos históricos e arqueológicos, com diversos opúsculos de grande qualidade científica, no desenvolvimento e defesa da agricultura e pecuária, particularmente através do Sindicato Agrícola de Chaves de que foi presidente e associado, e na fundação de infraestruturas da cultura flaviense com destaque para o Museu e Biblioteca de Chaves de que foi fundador e director.

Grande parte dos presentes chegou a conhecê-lo e, antes de se dar início à cerimónia, foi enaltecendo as suas virtudes, contando algumas histórias conhecidas da sua forte personalidade, os seus ditos e escritos e toda a sua forma e maneira de ser e estar muito próprias e respeitadas por todos. Era uma personalidade que ainda hoje faria falta a Chaves, que a defenderia com todo o seu elevado grau de cultura e com a forma desassombrada como muitas vezes se dirigia às mais elevadas chefias e dirigentes em defesa intransigente dos interesses da sua terra.
A abertura da sessão esteve a cargo do vereador da Câmara Municipal de Chaves, arquitecto Carlos Augusto Castanheira Penas, a apresentação do livro e do autor foi feita pelo capitão Fernando Cantista Pizarro Bravo e os agradecimentos e algumas explicações sobre o livro e a personalidade da figura homenageada, esteve a cargo do seu neto varão, Francisco de Barros e Freitas Ferreira Cabral Teixeira Homem. A parte final da sessão foi dedicada a autógrafos do autor junto de todos aqueles que com ele quiseram partilhar esta iniciativa que embora singela foi uma homenagem sentida de um neto para o seu avô-herói.



Sem comentários: