BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

sábado, 29 de março de 2008

1808 - A "FUGA" DA CORTE PORTUGUESA PARA O BRASIL

É um livro simples e ordenado na forma como está escrito mas, controverso. obviamente controverso. O autor, caricaturando a meu ver excessivamente a corte portuguesa, chega ao ponto de preferir chamar-lhe uma fuga da corte, contrariando outros autores embora tentando justificar, de alguma forma, a razão desse entendimento. Às vezes, parece estar mais preocupado em encontrar "episódios" que possam enxovalhar a Corte que propriamente fazer História.
D. João VI foi o único soberano europeu a visitar terras americanas em mais de 4 séculos e foi quem transformou uma colónia num país independente.
Contudo, o seu reinado no Brasil padece de um relativo esquecimento que, quando lembrado, é infelizmente tratado muitas vezes de forma caricata.
Mas o Brasil de D. João VI não se resume a episódios que o autor considera ... "engraçados". A tal dita "fuga" da família real para o Rio de Janeiro que o autor refere, ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleónicas, revoluções republicanas e escravidão formaram um cenário no qual se deu a mudança da corte portuguesa e a sua instalação no Brasil.
O autor diz ter investigado durante 10 anos com o propósito de resgatar e contar de forma acessível a história da corte portuguesa no Brasil e tentar devolver os seus protagonistas à dimensão mais correcta possível dos papéis que desempenharam há duzentos anos. As personagens, são tratadas muitas vezes de forma inacreditavelmente (às vezes até parece que propositadamente) caricata.
"Foi o único que me enganou"
Napoleão Bonaparte, nas suas memórias escritas pouco antes de morrer no exílio na ilha de Santa Helena, referindo-se a D. João VI, rei do Brasil e de Portugal
A este propósito, gostaria de recordar, fazendo a ligação, um "post já aqui publicado a propósito de uma comunicação efectuada em 22 de Abril de 2000 na Sociedade Histórica da Independência de Portugal (Lisboa) pelo meu pai Manuel de Barros de Morais Lozada Teixeira Homem
.

Sem comentários: