BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

CENTENÁRIO DA MORTE DO REI D. CARLOS I

.
D. Carlos
(Um filme interessante --> AQUI)


Lisboa, nasceu a 28 de Setembro de 1863, faleceu a 1 de Fevereiro de 1908
Rei de Portugal.
Filho de D. Luís I e de D. Maria Pia de Sabóia.

Casou com a princesa D. Maria Amélia de Orleães. Subiu ao trono no final de 1889, sofrendo logo no início do reinado com a grave crise resultante do Ultimato Inglês.
A difícil situação financeira e as discórdias e rivalidades dos dois grandes partidos "rotativos" (Progressista e Regenerador) mantinham a atmosfera de agitação e desassossego na vida política.
Aparece, então, João Franco Castelo Branco, fundador do novo Partido Regenerador Liberal, a quem D. Carlos I, impressionado pela sua energia, boa vontade, planos saneadores e renovadores, entregou o poder em Maio de 1906. Ao fim de um ano a acção do Governo congregava grandes esperanças.

Daí a hostilidade que provocou nos antigos partidos, ameaçados de deposição, e nos adeptos da República, receosos de ver a Monarquia fortalecida.
A 28 de Janeiro de 1908, a revolução abortou, antes de estalar.


Três dias depois, a 1 de Fevereiro, quando regressava de Vila Viçosa a família real sofre atentado no Terreiro do Paço, pelas mãos de Alfredo Costa e Manuel Buiça.

São feridos mortalmente o rei e o príncipe herdeiro, D. Luís Filipe.


HOJE, 1 de Fevereiro de 2008

Várias cerimónias assinalam centenário da morte de rei
Neste primeiro dia de Fevereiro, assinala-se com alguns eventos o centenário da morte do rei D. Carlos I e do príncipe D. Luís Filipe.
Ambos foram mortos a tiro, no Terreiro do Paço, em Lisboa, num momento em que, à conspiração republicana, se somavam vários descontentes monárquicos e a determinação de carbonários e anarquistas.
Neste primeiro de Fevereiro, centenário do regicídio, o Presidente da República descerrou em Cascais uma estátua do rei D. Carlos.
Às 10 da manhã, o escritor José Jorge Letria, autor de um livro sobre o dia em que mataram o rei, promoveu no Terreiro do Paço uma conversa sobre o regicídio com alunos de várias escolas.
José Jorge Letria considera que este «foi um dos acontecimentos mais mediáticos da história [de Portugal] a par do 25 de Abril».

«Não vejo outro que tenha tido este impacto», salienta.
Ainda no Terreiro do Paço, local do regicídio, a fundação D. Manuel II promoveu, às 17 horas, uma homenagem que contou com a presença do chefe da casa real portuguesa, Duarte Pio de Bragança.
A morte do rei D. Carlos e do seu filho primogénito, D. Luís, é vista como o derradeiro acontecimento para o derrube da monarquia.
A república foi instaurada dois anos depois, a 5 de Outubro de 1910.

Sem comentários: