BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

PROTECÇÃO DE NOSSA SENHORA DO QUIPOLA

O Vice - Presidente do Sporting Clube de Moçâmedes, na altura, enviou à minha mãe, Maria Iolanda, que tinha ainda 8 anos, esta fotografia que não consigo identificar.Embora admita ser um grupo de dança, a verdade é que não sei a que se refere mas, no seu verso, escreveu uma dedicatória pessoal à "miúda de então" - identificada com uma circunferência vermelha - com um conselho que passo a transcrever:

"Maria Iolanda

Para que Nossa Senhora do Quipola seja muito tua amiga é preciso que tu sejas boazinha para os teus pais.
Faz o que eles te disserem e serás uma rainha em felicidade.
Os teus amiguinhos do Sporting Clube de Mossamedes desejam-te as maiores venturas.
Aceita pois, muitos beijos de todos.
Mossamedes, 1 de Julho de 1939

Pela Direcção do Sporting

O Vice-Presidente
(assinatura ilegível)"


Esta fotografia e esta dedicatória, evidenciam, a meu ver, a forma carinhosa como o meu avô José Carlos de Freitas era tratado e visto, que se traduz numa missiva "oficial", ou pelo menos oficiosa (assinatura e carimbo do clube em nome da Direcção) à sua filha mais nova, Maria Iolanda, de apenas 8 anos, da forma mais carinhosa.

No blogue Gente do Meu Tempo, há novas referências e imagens a uma Romagem à Capelinha de Quipola em 1949 (tinha a minha mãe 19 anos)

2 comentários:

MariaNJardim disse...

Olá
Esta foto é fabulosa e nela estão algumas senhoras conhecidas para além da sua querida mãe e minha parente. Ou seja, a Rosalina Bento (de branco,à esq., e mais abaixo, a Regina Peixoto, e em cima e à dt. a Rute e a Rosete Ilha. Gostaria de colocar esta foto no meu Blog «Gente do meu Tempo». Pode ser?
Aproveito a ocasião para lhe dizer que há neste blog 1 foto onde está a sua mãe, à dt. de óculos escuros. Está em 01 Fevereiro 2008: Romagem à capelinha do Quipola (1949).
Cumprimentos
MariaNidJardim

Francisco disse...

Obviamente que não me importo, é uma partilha que acho importante.
Aproveito para dar os parabéns pelos blogs que subscreve.
Bjs
Francisco