BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

SPORTING CLUBE DE MOÇÂMEDES

Nesta publicação festiva, são vários os artigos que referenciam votos de felicidades ao Clube, a satisfação pelos êxitos alcançados e, a importância do Clube na cidade de Moçâmedes.



Artigos assinados por Fernando Galambas Pessoa, José A. Cunha, Estêvão Costa (Presidente da Direcção do R.A.C.), A. Antero T. da Cruz (Director Desportivo do G.C.T.T.), Armando Duarte D´Almeida, Armando de Freitas Campos, Victor Judice, Eugénio D´Almeida, José Faria de Carvalho, Artur Trindade, Herculano de Moura (Capitão Geral), A. Ferreira Júnior, Alberto Trindade e, finalmente, José Carlos de Freitas, Presidente do Conselho Leonino.

Neste artigos, José Faria de Carvalho recorda que a concepção do Clube surgiu na casa Júlio Rogado Leitão Limitada e que no dia 22 de Maio de 1923, em Assembleia Geral, o Sporting Clube de Mossamedes se transformava na 9ª filial do Sporting Club de de Portugal.


E assim,

"foi lançada a bênção paternal em que vinha traduzido o desejo de que a sua 9ª filial compartilhasse dos mesmos triunfos que tão alto o tinham levado na Metrópole; e que essa bênção foi acolhida tão propiciamente que dela só resultaram tantos benefícios.
Assim é que, o Sporting nesse mesmo ano era finalista no Campeonato de Mossamedes e fornecia o contingente de 7 jogadores para a selecção representativa da cidade; e no ano seguinte (1924) alcançava o título tão brilhantemente disputado sem derrotas de Campeão de Mossamedes"

Não tenho a certeza mas creio que foi nessa ocasião que o Sporting Clube de Moçâmedes lhe ofereceu uma cigarreira em prata com o emblema do SCM com pequenos diamantes embutidos no canto superior esquerdo e as iniciais do seu nome (JCF) em ouro, no canto inferior direito.

Uma recordação que guardou sempre com muito carinho.

Sem comentários: