BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

quarta-feira, 4 de abril de 2007

CARTA DOS MINISTROS MARTINHO MELO E CASTRO e LUIZ DE VASCONSELOS E SOUZA

Em 1965, durante uma das "graciosas" do meu pai, por sinal no ano em que a minha irmã Mª da Conceição veio nascer a Lisboa, foi aberto por ele no escritório da Casa de Samaiões e na presença do meu avô Francisco, um envelope devidamente fechado e lacrado (3 lacres com sinete oval e diâmetros de 39 mm x 35mm) que continha 4 documentos dobrados.
O sinete é muito semelhante ao Rev da moeda dobrã de oiro de oito escudos, cunhada por D.João V em 1725, a qual tem 36mm de diâmetro. Este envelope, estava endereçado. "Ao snr Francisco de Barros Moraes Araujo Teixeira Homem, Brigadeiro dos Exércitos de Sua Magestade, Governador da Ilha de Santa Catarina.
Do Vice Rey do Estado do Brasil"


Estes 4 documentos eram:
1 A Carta dos Ministros Martinho Melo e Castro e, Luiz de Vasconcelos e Souza que referiam a nomeação do meu 5º avô Francisco de Barros de Morais Araujo Teixeira Homem para Governador de Santa Catarina, no Brasil da qual, vou aproveitar para recordar os 3 primeiros pontos de entre os 38 que a compõem

"Nomeação por sua Majestade do primeiro

Ilmo, e Exmo. Sr.
1 Na Carta Regia, que VExa receberá com esta, tem V.Exa traçado o Plano para o importante objecto das Demarcaçoens dos Dominios Portuguezes, e Espanhoes por todo o Continente da America, por onde as duas Nações confinão huma com a outra; e nesta Carta instructiva Ordena Sua Mag.e, que se fação a V. Ex.a algumas reflexoens, que melhor posão contribuir para feliz suceso desta delicada, e dificil comisão.

2 O primeiro, e principal cuidado de V. Exa deve ser na escolha dos sujeitos, de que se hade compor a Divizão destinada p.a as Demarcaçoens, que pertencem a distribuição de V.Exa, e ainda que o Marquez do Lavradio tem nomeado para primeiro Comisario da dita Divizão ao Brigadeiro Joze Marcelino, Governador do Rio Grande de São Pedro, Sua Magestade achou mais conveniente que fose primeiro Comisario o Brigadeiro Francisco de Barros Moraes Araujo Teixeira Homem, nomeado Governador de Santa Catarina.

3 O segundo Comisario deve ser escolhido entre os Oficiaes Militares, que servem no Brazil, que não tenha maior posto que o de Coronel; e que seja homem de probidade, inteligencia, e de conhecida fidelidade, capaz pelo seo caracter, comportamento, e prestimo de ajudar ao primeiro Comisario no trabalho das Demarcaçoens, e de o substituir em cazo de molestia, ou de outro qualquer impedimento.
(...)
Esta carta é datada de 27 de Janeiro de 1779 em Salvaterra de Magos.
2 - A Carta Régia, com xxv artigos, que acompanhou a Carta de Nomeação, onde era dado a conhecer o plano traçado para o importante objectivo que lhe propunham que era o da "Demarcação dos Domínios Portugueses e Espanhóis" na América Meridional, relativo aos estados que essas duas coroas possuem, assinado em Madrid pelos plenipotenciários de suas magestades "Fidelíssima e Católica" no dia 1 de outubro de 1777 e ratificado por ambas as magestades.
3 - Uma carta ao Vice Rei, assinada no Rio de Janeiro em 17 deAbril de 1977 por Francisco João Roscio, brigadeiro interino que governou o Rio Grande do Sul de 8 de Janeiro de 1801 a 30 de Janeiro de 1803
Apenso ao original desta carta, está colado um pequeno cartão no canto superior esquerdo que diz: "Ao snr Francisco de Barros Moraes Araujo Teixeira Homem

G.de M.
Marechal de Campo dos Exércitos de S. Mag.de"
4 - Carta da Rainha ao Vice Rei do Estado do Brasil, na pessoa de Luis de Vasconcellos e Sousa, explicando o que se estipulou executar no Tratado Preliminar pela Carta Régia, assinada em Salvaterra de Magos no dia 25 de Janeiro de 1779

Disto mesmo é dado a conhecer no livro "Santa Catarina e Rio Grande do Sul - Adaptação, Renovação e Afirmação Açoriana no Sul do Brasil", de Manuel Caçoilo Fidalgo.

Na ENCICLOPÉDIA SIMPOZIO (Versão em Português do original em Esperanto) © Copyright 1997 Evaldo Pauli, SANTA CATARINA COLONIAL CAP. 3 - HISTÓRIA DA CAPITANIA DE SANTA CATARINA. 91sc0440, no seu ponto 469, verifica-se que o Brigadeiro Francisco de Barros Morais Araújo Teixeira Homem (5-7-1779) (7-6-1786), no seu relativamente longo Governo aperfeiçoou a administração, melhorando os edifícios públicos e levando à conclusão a demorada construção da Câmara Municipal, entregue ao seu uso em 15 de dezembro de 1780.
Protestou à Capitania de São Paulo o haver invadido o Planalto ao fundar ali, sob sua jurisdição, a vila de Lages.
Ergueu o plano de ligação entre a Capital e o Planalto de Lages.
Estimulou a agricultura, visando ampliar a produção do café, anil, cochinilha, mandioca. Não existem provas de que a população daquele tempo fosse operosa.
De outra parte, foi no curso do seu Governo que a Metrópole proibia nas colônias, por Alvará de 5 de janeiro de 1785, a fabricação de manufaturas de ouro, prata, seda, algodão, linho e lã, pensando assim favorecer o comércio entre Portugal, produtor das referidas manufaturas, e as colônias, produtoras agrícolas e das matérias primas do extrativismo.
Tem-se agora as primeiras notícias de casas comerciais de Desterro

Para mais esclarecimentos sobre a acção do Brigadeiro Francisco de Barros Moraes Araujo Teixeira Homem, Governador de Santa Catarina (de 5-VI-1779/7-VI-1786) ver:
- "História Geral do Brasil", de Varnhagen, F.A., vol.3, Tomo V, pags 218-278, 10ª edição integral, Belo Horizonte, 1981
- "As Defesas da Ilha de Santa Catarina" de Oswaldo R. Cabral, professor da Universidade de Florianópolis (edição de 1972 do Conselho federal de Cultura - Rio de Janeiro)
- "Voyage de la Pérouse autour du Monde" na Antologia de textos "Ilha de Santa Catarina - Relatos de viajantes estrangeiros nos séculos XVIII e XIX" da editora Lunardelli de Florianópolis (ed. 1996)
- "Santa Catarina, Sua História", Florianópolis, Editora da UFSC 1983 - de Walter F.Piazza.

Sem comentários: